É um mistério, mas o Pacu, peixe que tem como habitat apenas os Rios da Amazônia e da Nova Guiné, estão aparecendo em rios americanos e assustando os gringos. Eles até já estão chamado os a espécie de ’devoradores de testículos’, num exagero estilo piranha, que até ganhou as telonas em histórias sangrentas.
No mês passado, um pacu foi pescado pela terceira vez nos EUA desde julho do ano passado. As autoridades começam a ficar alarmadas, principalmente depois que um pescador fisgou um exemplar da espécie – que tem dentes parecidos com os dos humanos – no lago Ki, em Marysville (estado de Washington, EUA). De acordo com o Departamento de Pesca e Vida Selvagem do país norte-americano pacus também foram capturados em Illinois e Nova Jersey.
Para piorar, há relatos da presença recente de pacus também em regiões de Arizona, Colorado, Califórnia, Arkansas, Texas, Alabama, Idaho, Indiana, Massachusetts, Maine, Mississippi, Virgínia, Oklahoma, Utah, Wisconsin e Wyoming. Segundo o jornal Huffington Post, autoridades alertaram para o perigo de nadar em rios e lagos sob suspeita da ocorrência de pacus.
Saidinho, o peixe também foi pescado até mesmo no Rio Sena, nos arredores de Paris (França) e no estreito de Oresünd (entre Dinamarca e Suécia). Como ele foi parar nesses lugares todos não se sabe ainda. O que podemos dizer é que o pacu se alimenta basicamente de vegetais, mas também pode comer carne. Nã necessariamente testículos humanos.